Spencer A. Johnston, VMD, Diplomate, ACVS
Departamento de Ciências Clínicas de Pequenos Animais
Colégio Regional de Medicina Veterinária de Virgínia - Maryland
Virginia Tech
Blacksburg, VA 24061-0442 USA

Apresentado no Simpósio Pfizer realizado juntamente com o XXIII Congresso da Associação Mundial de Veterinários de Pequenos Animais, 6 de outubro de 1998, Buenos Aires, Argentina.

Osteoartrite

A osteoartrite é uma condição degenerativa, de progressão lenta, que afeta as articulações móveis. Quase todos os casos de osteoartrite são secundários a uma outra condição. Provável resultado de um defeito existente na cartilagem articular ou no metabolismo do colágeno,1 a osteoartrite primária raramente é reconhecida em medicina veterinária. Por outro lado, as duas causas mais comuns da osteoartrite são forças anormais atuando sobre uma cartilagem normal, ou forças normais atuando sobre uma cartilagem normal, ou forças normais atuando sobre uma cartilagem anormal. Exemplos do primeiro caso são uma fratura que envolve uma superfície articular2 ou quando uma articulação está instável, como ocorre quando há o rompimento do ligamento cruzado cranial. Um exemplo do segundo caso é quando há a presença de uma condição como a osteoartrite,3'4 fazendo com que a cartilagem espessada, anormal, da região afetada não possa resistir às forças associadas com a atividade normal e, posteriormente, se apresente danificada. Independentemente da causa, o dano sofrido pela matriz da cartilagem e pelos condrócitos inicia um círculo vicioso de degradação da cartilagem, que acaba resultando em alterações articulares e periarticulares, comumente reconhecidas clinicamente como osteoartrite. Uma vez que as alterações características da osteoartrite estejam presentes, o tratamento é direcionado para o alívio dos sinais clínicos. Ainda que haja uma ampla discussão na imprensa leiga sobre medicamentos ou suplementos que possam trazer uma influência condromoduladora, são poucos os dados sobre tratamentos que alteram o curso da alteração patológica. Na verdade, a maioria dos medicamentos atualmente disponíveis são paliativos para os sinais dolorosos desta doença.


Em geral, a osteoartrite é definida pelas alterações que ocorrem na superfície articular, mas é importante ter em mente que clinicamente a condição não está limitada a alterações da cartilagem. As mudanças que envolvem a superfície articular também afetam as estruturas que formam e circundam a articulação, incluindo a sinóvia, a cápsula articular, o osso subcondral, os ligamentos, os músculos e os tendões (Figura 1). Frequentemente, estas mudanças levam a claudicação, dor e incapacidade. A dor crônica resultante da osteoartrite pode criar uma hiper-sensibilidade generalizada a outros estímulos e alterar a sensação geral de bem-estar do animal. Muitas vezes isto se manifesta sob forma de modificações de comportamento, apetite e padrão de sono. Ainda que a osteoartrite não seja considerada uma doença sistêmica, é importante reconhecer que a alteração na função articular afeta a mobilidade e tem impacto sobre o paciente como um todo, e isto influencia as decisões relativas ao tratamento da osteoartrite.

Redevet articulacao joelho

Figura 1. Anatomia normal (à esquerda) e alterações patológicas associadas com a osteoartrite (à direita). As alterações patológicas envolvem a superfície articular, o osso subcondral, a sinóvia, a cápsula articular e os ligamentos vizinhos. A remodelagem óssea e a produção de osteófitos são características da osteoartrite.
(Adaptado de: Caron JP. Neurogenic factors in Ioint pam and disease pathogenesis. ln: CW Mcllwraith and GW Trotter, eds. Joint Disease in the Horse. Philadelphia, PA: WB Saunders Co; 1996:73; com autorização).

Curiosidades

Contato

Dicas, opiniões, sugestões. Fale conosco.

redevet@redevet.com.br

Notícias

  • Brucelose - Enfermidade bovina

    A brucelose bovina é uma enfermidade que já causou muitos problemas e perdas econômicas em propriedades de todo o mundo, como queda da produção de leite, embora no momento esteja erradicada em grande parte dos países.

    Leia mais...  
  • O adeus de um herói: cão pioneiro em resgates no RS se aposenta após 13 anos

    Seu corpo não responde mais às exigências que o trabalho impõe. Suas pernas já não conseguem mais levá-lo sobre pilhas de escombros ou matas fechadas, terrenos que perambulava com destreza. A visão também não é mais a mesma. Mas o olfato permanece aguçado.

    Leia mais...  

Redevet facebook

O Redevet quer saber de você, envie suas sugestões.

Contato