Patrícia Maria Passarelli (1)

Dr. Sidney Piesco de Oliveira CRMV-SP 7208 (2)

1 - Acadêmica - UMESP - Estagiária da Clínica Veterinária "Anjo da Guarda"

2 - Médico veterinário autônomo. Clínica veterinária "Anjo da Guarda" www.anjovet.com.br
Presidente do Portal Veterinário Redevet www.redevet.com
CEO- Redevet Solutions
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

1.Introdução

O TVT - Tumor Venéreo Transmissível é considerado uma neoplasia de células redondas da mucosa da genitália externa de cães machos e fêmeas, transmitido durante o coito, através da transferência de células neoplásicas de um animal para outro.

A patologia dá-se também por arranhaduras, lambeduras ou através do ato de cheirar o animal infectado.

Este tumor apresenta-se como uma massa ulcerada em aspecto de couve-flor que acomete além das genitálias, a cavidade oral, o pavilhão auditivo, baço, rim, fígado, pulmão, globo ocular, região anal, pele, faringe, encéfalo, ovários e prepúcio, mesmo sendo em menor freqüência.

A citologia revela alta celularidade. As células são arredondadas a ovóides de núcleos redondos e com numerosas figuras mitóticas. O citoplasma azul ou transparente contém vacúolos claros distintos e encontra-se circundado por uma membrana celular distinta.

O TVT tem baixo potencial metastático, sendo por isso mais facilmente combatido. A metástase pode ocorrer em linfonodos regionais ou possivelmente mais distantes.
Não há predileção racial ou sexual para o desenvolvimento da doença, a qual ocorre em animais sexualmente ativos, geralmente localizados em populações urbanas lotadas.

O Tumor Venéreo Transmissível genital é freqüente em países quentes e acomete de preferência cães jovens.
Nas fêmeas em estro, o suprimento sanguíneo vulvar aumenta, favorecendo assim, a predileção de implantações das células tumorais na região.

O TVT é considerado um tumor muito importante para as pesquisas nessa área, pois foi o primeiro tumor a ser implantado com sucesso através da implantação direta de células neoplásicas no animal.

Sabe-se que macrófagos e linfócitos têm importante função na destruição de células tumorais. Assim, a eficiência na debelação do tumor foi alcançada utilizando um indutor que ativa os mecanismos de imunidade contra agentes infecciosos.
Os TVTs podem ser solitários ou múltiplos, constituídos por massas friáveis, hemorrágicas, necróticas ou traumatizadas, semelhantes a couves-flores.

Redevet neoplasia vulvar transmissivel

Fig.1- Neoplasia vulvar transmissível

Curiosidades

  • Vereador Animal

    Você sabe qual foi o vereador mais votado, com 100 mil votos,  para a câmara de São Paulo...

Contato

Dicas, opiniões, sugestões. Fale conosco.

redevet@redevet.com.br

Notícias

  • Brucelose - Enfermidade bovina

    A brucelose bovina é uma enfermidade que já causou muitos problemas e perdas econômicas em propriedades de todo o mundo, como queda da produção de leite, embora no momento esteja erradicada em grande parte dos países.

    Leia mais...  
  • O adeus de um herói: cão pioneiro em resgates no RS se aposenta após 13 anos

    Seu corpo não responde mais às exigências que o trabalho impõe. Suas pernas já não conseguem mais levá-lo sobre pilhas de escombros ou matas fechadas, terrenos que perambulava com destreza. A visão também não é mais a mesma. Mas o olfato permanece aguçado.

    Leia mais...  

Redevet facebook

O Redevet quer saber de você, envie suas sugestões.

Contato