A Medicina Veterinária de pequenos animais, nos últimos anos, vem sofrendo uma grande revolução no que diz respeito a diagnóstico e tratamento. Porém ainda nos resta um longo caminho a trilhar até alcançarmos a medicina ideal.

Até meados dos anos 80 o cliente levava o paciente à clínica com alguma patologia e o médico veterinário era obrigado a diagnosticar e tratar em apenas uma consulta, o que muitas vezes possibilitava o erro. Essa prática ainda persiste, porém deve ser aplicada somente em casos mais simples, fáceis de serem diagnosticados e tratados.

Hoje o médico veterinário possui uma infinidade de recursos através de laboratórios especializados, tais como RX, endoscopia, ultra-som, uma gama enorme de exames laboratoriais e etc. Cabe ao profissional convencer o cliente a realizar os exames para o bem do paciente.

As cirurgias devem ser realizadas com aparelhos especiais de anestesia inalatória ( muito mais seguros), respiração controlada e etc.

Não podemos admitir que um cliente leve o seu animal para sofrer uma intervenção cirúrgica em um local sem as mínimas condições, tais como Pet Shops que colocam uma mesa no fundo da loja e a utilizam para realizar consultas e cirurgias, totalmente em desacordo com a legislação em vigor.

Cabe a nós profissionais da área a fiscalização e a realização de bons serviços aos nossos pacientes. Afinal nós estamos lidando com vidas, o bem mais precioso do universo.


Dr. Sidney Piesco de Oliveira

estibulum facilisis consectetuer.