Vocês já repararam como existem determinadas raças de cães que são mais curiosas e valentes que outras raças?

 

 

redevet cao corajoso curiosidade

Não é difícil observarmos um Pinscher desafiando um Dogue Alemão ou um Poodle chegando perto de um Rottweiler sem pensar no perigo que isso representa.

Até pouco tempo, não se sabia o porquê desse comportamento.

Em 2000, o prêmio Nobel de medicina foi dado para três pesquisadores que descobriram que a Dopamina é um importante neurotransmissor. Até o ano de 2000, outras funções da Dopamina eram conhecidas, mas essa função específica é muito importante para entendermos o comportamento desses corajosos cães.

Pesquisadores que estudavam o comportamento humano em situações de risco, descobriram que aqueles que procuram o perigo possuem o gene responsável pelos receptores de Dopamina maior do que aqueles que são precavidos e procuram se afastar do perigo e, consequentemente, possuem um maior número de receptores de Dopamina, utilizando melhor esse neurotransmissor.

Essa pesquisa foi conduzida em cães, e provou que quanto maior a quantidade de receptores de Dopamina nas sinápses nervosas, maior a coragem e a curiosidade dos animais.

Agora, sabemos que há um gene responsável por esse comportamento, que pode ser considerado bizarro, e que esses animais estão somente seguindo o que o seu código genético determina.