Zoonose parasitária causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, parasita intracelular que tem como hospedeiro definitivo o gato; além dele, outros animais, como os bovinos, carneiros, suínos, aves e até o próprio homem podem ser infectados por este coccidio.

A Rinotraqueíte Viral Felina é uma grave doença que ataca o aparelho respiratório de gatos. É causada pelo Herpesvírus Felino 1 (HVF-1).

O HVF-1 é transmitido por contato direto de gatos infectados a gatos com baixa imunidade, geralmente filhotes. Gatos recém-nascidos possuem anticorpos maternos que os protegem da infecção, mas à medida que eles começam a perder essa imunidade, tornam-se altamente suscetíveis. Outros fatores que contribuem para a infecção são: subnutrição, higiene do local e tamanho da população.

A Parvovirose, também chamada de Enterite Canina Parvoviral, é uma virose que costuma acometer cães mais jovens, em fase de crescimento, podendo também acometer os adultos. Apresenta alta mortalidade entre animais debilitados e en- fraquecidos por verminoses ou outras moléstias.

O vírus da Parainfluenza é um dos agentes responsáveis pela traqueobronquite infecciosa ou Tosse dos Canis, recebendo este nome por aparecer com muito mais freqüência em canis onde a concentração de animais é maior.

É uma doença altamente transmissível, aparecendo com mais freqüência durante o inverno, sendo caracterizada como uma gripe de cães. Afeta o sistema respiratório superior e é transmitida por contato direto.

Introdução

A panosteíte é uma doença causada pela escassez óssea, levando a uma produção de um novo osso a partir de uma cavidade formada.
Ela ocorre espontaneamente em cães de rápido crescimento, geralmente sem história de trauma ou exercício excessivo. A doença se manifesta sob forma de claudicação intermitente de um ou mais membros e é auto-limitada, podendo eventualmente desaparecer, com ou sem tratamento.

A causa da doença é desconhecida, mas alguns veterinários acreditam que seja por stress, outros por origem viral e até por causas genéticas.